2. Monografia – Gangas e Cortiçóis

As Gangas e os Cortiçóis pertencem à ordem dos Pteroclidiformes. Na Península Ibérica existem apenas duas espécies:

  • Pterocles alchata – em português Ganga, em espanhol ganga ibérica, em inglês Pin-tailed Sandgrouse, em francês ganga cata.
  • Pterocles orientalis – em português Cortiçol-de-barriga-preta, em espanhol ganga ortega, em inglês Black-bellied Sandgrouse, em francês ganga unibande.

Ganga_I7A7529

Ganga, macho – Pterocles alchata

Corticol-de-barriga-preta_I7A8267
Cortiçol-de-barriga-preta, macho – Pterocles orientallis

São aves que habitam os grandes espaços abertos semi-áridos. Em Portugal a Ganga é muito rara (5-8 casais); o Cortiçol-de-barriga-preta é raro (100-300 casais). Em Espanha estas aves são muito mais numerosas. São espécies residentes, podendo ser observadas todo o ano. Apesar das suas plumagens, quando observadas de perto, serem coloridas e vistosas (em especial a Ganga), à distância, no solo, estas aves são muito difíceis de ver. São muito mais vistosas e mais fáceis de detectar quando voam mostrando o branco da face inferior das asas. Além disso, são aves extremamente ariscas fugindo ao menor ruído ou logo que detectam a presença humana.

Os Cortiçóis (30 a 35cm de comprimento) são um pouco maiores que as Gangas (28 a 32cm). O macho e a fêmea das Gangas são semelhantes mas facilmente diferenciáveis. A fêmea tem duas riscas no pescoço e o macho tem apenas uma. Além disso, a fêmea tem a garganta branca enquanto que no macho é preta.

A voz do Cortiçol é um trinado “borbulhante” que se assemelha ao relinchar de um cavalo. Pode ouvir-se clicando na seta abaixo.

A voz da Ganga é rangente e nasalada como pode ouvir-se clicando na seta abaixo.

Ganga_I7A7378
Ganga, fêmea – Pterocles alchata
Ganga_I7A7367
Casal de Gangas – Pterocles alchata

No Cortiçol-de-barriga-preta macho e fêmea têm aspectos claramente diferentes. Os machos têm o peito liso com o pescoço arruivado; as fêmeas têm o peito com muitas pintas pretas e o pescoço amarelo. As plumagens alares e dorsais também são marcadamente diferentes: sarapintada na fêmea e com um padrão mais suave nos machos.

 

Corticol-de-barriga-preta_MG_8274
Cortiçol-de-barriga-preta,  macho – Pterocles orientallis
Corticol-de-barriga-preta_I7A8136
Cortiçol-de-barriga-preta fêmea – Pterocles orientallis
Corticol-de-barriga-preta_I7A8161
Casal de Cortiçois-de-barriga – Pterocles orientalis

As duas espécies são granívoras. Ambas necessitam de beber muita água.

Corticol-de-barriga-preta_I7A8366
Casal de Cortiçóis-de-barriga-preta bebendo água – Pterocles orientallis
Ganga_I7A7496
Ganga macho bebendo água – Pterocles alchata
Ganga_I7A7501a
Ganga fêmea bebendo água – Pterocles alchata
Ganga_I7A7656
Casal de Gangas bebendo água – Pterocles alchata

Nas regiões semi-áridas em que habitam, os pontos de água não abundam. De verão, nos dias de calor, algumas horas depois do nascer do Sol, Gangas e Cortiçóis deslocam-se para os poucos charcos existentes para se abastecerem de água. Este comportamento regular dá algumas oportunidades fotográficas. Desde que estejamos muito bem escondidos, podemos esperar confiantemente que as Gangas e Cortiçóis venham ao seu local habitual de abastecimento de água para fazermos as fotografias. O silêncio é fundamental. É recomendável usar a regulação de disparo silencioso nas câmaras, sempre que tal seja possível.

Referimo-nos a abastecimento de água e não apenas a beber. De facto, estas espécies desenvolveram um comportamento próprio que as ajuda a sobreviver nas condições de calor existentes nos seus habitats. Os machos embebem as penas da barriga em água, que depois levam para o ninho, para refrescar e dar de beber aos filhotes. Ainda que machos e fêmeas partilhem os trabalhos do ninho e criação dos pintos, é apenas o macho que se incumbe desta tarefa de transportar água na plumagem.

Ganga_I7A7776
Ganga macho molhando a plumagem para levar água para o ninho
Ganga_I7A8408
Ganga macho com a plumagem do peito completamente encharcada para levar água para o ninho

 

 

6 opiniões sobre “2. Monografia – Gangas e Cortiçóis”

  1. Muitos Parabéns !
    Fabuloso trabalho, não só este sobre os Cortiçois, como de todas as outras espécies incluídas no seu Birdbook !
    Um trabalho de excelência.

  2. Os meus Parabéns por esta galeria e pelo site em si !!! As fotos são excelentes e a parte educacional está muito bem conseguida.
    Escolhi esta foto para deixar o comentário visto ser uma espécie bastante difícil de se conseguirem fotos minimamente decentes.

    Cumprimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *